QUEM SOMOS

Criado em 2007, o Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) é uma instituição familiar, apartidária e sem fins lucrativos, que acredita no papel da educação para transformar vidas e realidades. Nosso objetivo é apoiar políticas públicas de alfabetização nos municípios no estado do Rio de Janeiro e, assim, garantir que todas as crianças possam aprender a ler e escrever na idade certa. 

Sempre focado na melhoria da educação pública, o Instituto apoia a implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização, formando as equipes técnicas de Secretarias de Educação, gestores escolares e professores das redes de ensino que apoiamos. Concentramos nossas estratégias na pré-escola e nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Nosso compromisso é contribuir para melhoria da educação pública dos municípios do estado do Rio de Janeiro, proporcionar oportunidades iguais a todos os alunos e trazer mais equidade para a educação fluminense.

Em 2024, as ações do Instituto contemplam os municípios de Conceição de Macabu e Três Rios, no interior fluminense.

ALCANCE DE
NOSSAS AÇÕES
2024
42 Escolas
envolvidas
+ de 220 Profissionais
capacitados
+ de 4.200 Alunos
impactados

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho?

Não deixe de conferir o vídeo que mostra o impacto de nossas ações.

Conheça nossa identidade organizacional

Propósito

Propósito

Visão

Visão

Missão

Missão

Valores

Valores

Melhorar a sociedade por meio de uma
educação de qualidade.

Fomentar a alfabetização na idade certa das crianças que
estudam nas redes públicas do Estado do Rio de Janeiro

Contribuir com a qualificação e a perenidade da política de alfabetização das redes públicas de ensino, através da formação continuada das equipes e do apoio ao planejamento e à gestão.

Amor à causa

formar cidadãos

Simplicidade

objetividade e discrição

Excelência

qualidade e resultados para todos

Colaboração

articulação e parcerias

Ética

transparência e suprapartidarismo

Respeito

valorização das diferenças, empatia e inclusão

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SEMEANDO EDUCAÇÃO

Criado em 2007, o Semeando Educação foi um dos primeiros projetos do IJMB. A fim de garantir educação em tempo integral a alunos de escolas municipais de Casimiro de Abreu/RJ, o instituto promovia atividades pedagógicas no contraturno escolar. A ideia era trazer uma proposta educacional que complementasse a escola por meio de diferentes atividades de leitura e escrita. Pelo projeto, que durou sete anos, foram atendidas mais de 1.200 crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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PROJETO TRANSFORMAR

Promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu/RJ, o projeto ofereceu formação continuada a gestores e educadores, visando ao aprimoramento da gestão do sistema educacional e à melhoria na performance do corpo docente do Ensino Infantil e do Fundamental da rede do município. O TransFormar contou com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC.

Entre os anos de 2015 e 2020, o projeto recebeu mais de 700 profissionais, conferindo benefícios indiretamente a mais de 7.200 alunos de 25 escolas. O TransFormar trouxe impactos significativos na gestão educacional e para dentro das escolas – de bibliotecas com acervos mais diversificados e cultura leitora a um aumento na taxa de aprovação dos alunos da rede.

História

Desde 2007, o IJMB atua para fortalecer as escolas públicas do interior do estado do Rio de Janeiro.
Ao longo de nossa trajetória, passamos a apoiar políticas educacionais e a contribuir com a formação de educadores, gestores escolares e equipes técnicas de secretarias de educação, visando a assegurar a alfabetização de todas as crianças na idade certa.

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Criação do IJMB, com o projeto Semeando Educação, no município de Casimiro de Abreu/RJ, que atendeu, até 2015, mais de 600 crianças.

2007

É lançado o projeto TransFormar, com foco no incentivo à leitura e na formação de técnicos da Secretaria Municipal de Casimiro de Abreu/RJ e professores. O projeto se expande e passa a trabalhar também com a formação de gestores escolares e realiza ciclos de Conversas com as Famílias.

2015

Lançamento da campanha Doe livros, faça histórias.

2018

NOSSAS PARCERIAS

Conselho

Nosso Conselho reúne profissionais que acreditam que a educação pública de qualidade deve ser um compromisso de toda a sociedade.

Formada em Comunicação Social pela PUC-RJ e em Arquitetura pela USU-RJ, é conselheira do IJMB desde 2013, tendo atuado como diretora executiva de 2017 a março de 2023. Foi sócia do Ateliê de Arquitetura, tendo realizado projetos comerciais, institucionais e residenciais - como o projeto executivo de arquitetura das Escolas do Amanhã no Rio de Janeiro. Foi mentora do Ensina Brasil e compôs o júri de Educação do Prêmio Espírito Público, do Instituto República em 2019 e 2020. É uma das fundadoras do Movimento EducAçãoRio e coordena o Comitê de Pessoas e Responsabilidade Social da Águas do Brasil.

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Candido Mendes, em 2003, e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Direito Empresarial, com ênfase em Contratos, no ano de 2007. Pós-Graduado em Assessoria Jurídica de Empresas (LLM), pelo IE Business School, Madri, Espanha, no ano de 2009. Além de associado de uma tradicional banca de advogados carioca, onde ingressou como estagiário. 

Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Especialista em Administração de Entidades do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Integrante da Mesa de Debates de Direito Imobiliário (MDDI). Coordenadora da Comissão de Imóvel Rural e Contratos Agrários do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM. É membro da Diretoria da ACTC – Casa do Coração.

Engenheiro Civil formado pela UFRJ, com mestrado em administração pelo COPPEAD, ênfase em Marketing e Recursos Humanos.
Carreira profissional de 15 anos na Brahma/AmBev/InBev, atuando nas áreas de Marketing, Comercial, Operações Internacionais e Gente & Gestão.
Atualmente trabalha na Fazenda Palmares/Haras das 8 Virtudes, com foco no estudo e prática do “horsemanship”, relacionamento entre humanos e cavalos, atividade direcionada para o desenvolvimento das habilidades sócio-emocionais de quem a pratica.
Compõe os Conselhos de Administração da SAAB - Saneamento Ambiental Águas do Brasil - desde julho de 2021 e da Rio+Saneamento desde janeiro de 2024.

Graduada em Relações Internacionais (PUC/MG), é mestre em Direitos Humanos e Democratização (European Inter-University Centre for Human Rights and Democratisation, Veneza/Itália) e em Administração Pública e Governo (FGV/SP). Já atuou na Unesco, na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no Todos Pela Educação, no Instituto Sou da Paz e no Tribunal Penal Internacional. Foi CoCEO do Movimento pela Base. Atualmente é consultora do Instituto Serrapilheira, além de compor o conselho do Mapa Educação, do IEDE (Intersetorialidade e Evidências no Debate Educacional). Faz parte da Rede de Talentos em Educação da Fundação Lemann.

Pedagoga pela PUC-Rio, especializada em psicopedagogia pelo CEPERJ. Mestra em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Foi professora dos anos iniciais em escolas privadas do Rio de Janeiro. Atuou na Secretaria Municipal de Educação do Rio, na Comissão Global de Política sobre Drogas, no Instituto Igarapé, no Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e no Instituto Península. É Gerente Executiva de Advocacy do Instituto Ayrton Senna, além de fazer parte do Conselho Empresarial de Educação e do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro.

Graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio, mestra em Psicologia Comportamental pela PUC-SP e com extensão em Primeira Infância pela Harvard e pelo Insper. Atuou na Pizza Hut, na Redecard, na APAE DE SÃO PAULO e na Fundação Dorina Nowill. Cofundadora do Paratodos e do Movimento EducAçãoRio. É consultora parceira da Empodera e da Diversifica, professora da pós-graduação em Inclusão da Pessoa com Deficiência da PUC-Rio e colunista da Revista Crescer. Também contribui como voluntária nos conselhos do Instituto Apontar e do Banco da Providência.

Sociólogo, especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ e mestre em Articulação Intersetorial em Políticas para a Educação pela Universidade Carlos III de Madri. Possui especialização em Liderança e Gestão Pública pelo CLP/Singularidades, módulo na Harvard Kennedy School. Trabalhou no Comitê Espanhol da Unicef; foi consultor da Unesco, do BID, do Banco Mundial e do Ministério da Educação. Foi Secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Mesquita (RJ). É diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas na Proz Educação. Também é cofundador do Movimento União Rio, membro do conselho do Instituto Península e da Rede de Talentos da Fundação Lemann.

Economista e mestre em Políticas Públicas pela UFRJ, cursou o Master em Liderança e Gestão Pública do Public Leadership Center (CLP), com módulo internacional em Harvard. Participou do Programa Executivo Gestão & Liderança Feminina, da StartSe. Atuou no projeto Ensina e foi consultora da UNESCO no Programa Escolas do Amanhã, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Também atuou na Empresa Olímpica Municipal e foi consultora de setor público e social pela McKinsey & CO. Foi diretora de Programa & Relações Governamentais do Ensina Brasil.

Formada em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida, com MBA em Gestão Empresarial pelo IBMEC. Pela Fundação Dom Cabral e pelo INSEAD, da França, é especializada em Gestão Estratégica de Pessoas. É certificada em Professional & Self-Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Atuou na Carioca Engenharia. É Diretora de Recursos Humanos do Grupo Águas do Brasil. Reconhecida como Engenheira de Custos do Ano pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos em 2011, também é conselheira na Obra do Berço.

Economista formado na PUC-Rio. Empreendeu por 11 anos, primeiro no setor agropecuário, depois em serviços de turismo. Foi subsecretário da Secretaria Municipal do Trabalho na Cidade do Rio de Janeiro, a primeira do Brasil. Desenvolveu programas de microcrédito, foi secretário executivo da Comissão Municipal do Trabalho, do Fundo Carioca de fomento ao crédito produtivo. Foi do comitê estratégico da Associação Brasileira de Microcrédito e cofundador do Fórum de Microcrédito, do qual foi presidente.
Em 1999, foi cofundador do IETS – Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, do qual é, há mais de 20 anos, o diretor executivo. O IETS, desenvolve, em rede, estudos multidisciplinares, que envolve temas como trabalho, emprego, renda, pobreza, desigualdade, desenvolvimento socioeconômico, educação, acesso a serviços de desenvolvimento, questões de hiato de renda por raça, cor e escolaridade, governança metropolitana, favelas, microempreendedorismo, entre muitos
outros.

Graduada em Direito pela PUC-Rio e com mestrado em Direito Empresarial pela Universidade da Califórnia (Berkeley, EUA). Foi sócia dos escritórios Fraga, Bekierman & Cristiano Advogados e do Ulhôa Canto - Advogados. Também foi membro do Conselho de Administração da CBV Indústria Mecânica. É diretora-presidente da Parceiros da Educação RJ e é uma das fundadoras do Movimento EducAçãoRio.

Formado em Engenharia de Produção pela PUC-RJ (1996), tem MBA em finanças pela FGV (1997), MBA em Marketing pelo IBMEC (1998) e mestrado em educação por Harvard (2005). Já atuou na Vale e na GranEnergia Investimentos e foi sócio da BR Investimentos. Foi secretário municipal de educação de Resende e subsecretário de Educação do Estado do Rio, além de ter sido conselheiro de empresas privadas Fundador e CEO da RegenEra, empresa de restauração florestal com impacto social, e presta serviços de consultoria para a Turner & Townsend em sustentabilidade.

TIME

Nosso time acredita que é possível construirmos, juntos, uma educação pública de qualidade para todas as nossas crianças.

Formada em Ciência Política pela faculdade de Swarthmore na Pensilvânia, mestre em Política Educacional Internacional pela Universidade de Harvard em Massachusetts e especialista em Gestão de Negócios pelo COPPEAD/UFRJ. Já atuou como subsecretária de Ensino no Município do Rio de Janeiro e Gerente Executiva do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV. Já foi Diretora de Currículos e Educação Integral na Secretaria de Educação Básica do MEC, Subsecretária de Educação na Secretaria Municipal da Educação de Salvador e Subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. 

Formada em Direito pela UFRJ, com LL.M. em Direito Empresarial e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/RJ. Especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo Instituto de Economia da UFRJ. Facilitadora formada pelo Programa Germinar do Instituto EcoSocial. Atuou no direito empresarial e há 13 anos trabalha no planejamento e gestão de projetos sociais. Desde 2019 faz parte da equipe do IJMB, onde coordena as operações do Instituto e a relação com os parceiros.

Doutoranda e Mestra em Estudos da Linguagem (PUC-RJ), é especialista em Metodologias Colaborativas pela UNIP. Atua há 11 anos fortalecendo políticas educacionais em níveis estadual e municipal, tendo como foco o aprimoramento de competências da gestão educacional e escolar sob a perspectiva da equidade. Integrou a equipe técnica do Programa de Qualificação de Professores em Timor-Leste. Tem trajetória como professora das redes pública e privada, bem como atuou como educadora e coordenadora de projetos sociais. No IJMB, é responsável, junto com a coordenação de gestão educacional, pela implementação do Letras do Saber, coordenando formações.

Graduado em Engenharia de produção pelo CEFET. Com mais de 20 anos de experiência em consultoria de gestão de negócios, dos quais 7 anos como consultor especialista em gestão pública em 25 territórios estaduais e municipais, pelos institutos do ecossistema da Fundação Lemann - Instituto Sonho Grande, Formar e Instituto Gesto -, além de outros institutos como Instituto Natura e Itaú Social. Atuação com ênfase na gestão de projetos na educação e nas pastas administrativas, apoiando as equipes de gestão na análise de problemas e na elaboração de soluções estratégicas e táticas, para a melhoria do modelo de gestão pública. No IJMB, é responsável, junto com a coordenação de gestão pedagógica, pela implementação do Letras do Saber, prestando assessoria às Secretarias de Educação apoiadas.

É mestre em Educação, especialista em Gestão da Educação e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como chefe de Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação do Recife. Foi gestora pedagógica da Rede Salesiana do Brasil e atualmente participa do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq ALEP, cujo foco é pesquisa em alfabetização, leitura, escrita: avaliação, práticas e políticas.

Formada em Ciências Econômicas pela UERJ, foi estagiária de Planejamento Estratégico no BNDES e de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. No IJMB, é responsável pelo monitoramento dos indicadores do planejamento estratégico da organização e do projeto Letras do Saber.

Formada como assistente administrativo pelo Senac. Atua na área administrativa ao longo de sua trajetória profissional. Realizou curso técnico de Formação de professores. Trabalhou como auxiliar de escritório no Ateliê de Arquitetura e na Blac. Desde 2021 é assistente administrativa do Instituto, responsável pela logística, cotações, orçamentos, contas a pagar e demais demandas administrativas.

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSS-UFRJ). Assistente Social graduada pela UFRJ. Consultora e pesquisadora dentro da gestão de políticas públicas e na formação profissional de técnicos de Secretarias de Saúde e Educação. Desde 2017 atua com pesquisa qualitativa e monitoramento de políticas públicas com foco na redução de desigualdades raciais, tendo atualmente enquanto prioridade às políticas consequentes das leis 10.639/03 e 11.645/08.