15/07
2024

O seminário “Redes que Alfabetizam: Lições do Brasil e da Colômbia” debateu como políticas baseadas em ciência podem promover a excelência na alfabetização, apresentando experiências bem-sucedidas do Brasil e da Colômbia e discutindo a contribuição da Ciência da Leitura para essas práticas.

O evento, realizado em 15 de julho de 2024, teve o apoio da Parceiros da Educação Rio e do Instituto Ayrton Senna.

O seminário contou com a participação do Instituto Ayrton Senna, da Fundação Luker (Colômbia) e da Secretaria Municipal de Educação em Nova Venécia (ES).

Confira a programação completa:

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Contextualização da Alfabetização no Brasil


Teca Pontual, diretora executiva do Instituto João e Maria Backheuser, apresenta um breve contexto sobre a alfabetização no Brasil. O que é uma criança alfabetizada? Qual o cenário da alfabetização no Brasil atualmente? Que desafios precisamos enfrentar para mudar a realidade da educação brasileira?

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Painel 1: Ciência da Leitura

Gisele Alves, Gerente-Executiva do eduLab21 no Instituto Ayrton Senna, palestra sobre os processos envolvidos na leitura e na escrita, como essas habilidades se desenvolvem e qual o papel da Ciência da Leitura para o sucesso da alfabetização.

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Painel 2: A Experiência de Manizales, Colômbia

Santiago Isaza Arango, Diretor de Educação da Fundação Luker, apresenta as estratégias usadas em Manizales para melhorar a alfabetização das crianças do município, como formação de professores, utilização de material didático adequado e tutoria específica para alunos com dificuldade de desempenho.

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Painel 3: A Experiência de Nova Venécia, Espírito Santo

Wanessa Zavarese Sechim, Secretária Municipal de Educação e Rosely Zimmer, professora alfabetizadora apresentam a experiência de Nova Venécia (ES), município que tornou-se referência nacional em alfabetização ao alcançar os melhores índices do Espírito Santo, atingindo a meta de 2030 em 2024. O município reviu toda sua estratégia de ação no retorno às aulas pós-pandemia, quando a articulação para parcerias com entes públicos e o terceiro setor foram fundamentais para alcançarem bons resultados.

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Debate

com Kátia Schweickardt, Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e demais participantes, com moderação de Teca Pontual, Diretora Executiva do Instituto João e Maria Backheuser. Apresentação da atuação do Ministério da Educação na promoção da alfabetização e debate sobre projetos e ideias apresentados anteriormente.