Letras do Saber

O Letras do Saber é o mais novo projeto do IJMB. Tendo começado em 2021, o programa visa aapoiar secretarias municipais de educação no processo de alfabetização na idade certa. O objetivo é melhorar o fluxo escolar, aumentar o percentual de crianças alfabetizadas até o final do segundo ano do Ensino Fundamental e reduzir desigualdades educacionais entre as escolas contempladas pelo projeto. Para tanto, as ações do Letras do Saber se baseiam em três eixos de atuação: gestão educacional, gestão escolar e melhoria das práticas de ensino. O projeto já promoveu formação de técnicos da secretaria em uma gestão para resultados e de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores para melhoria das práticas de ensino. Toda formação do Letras do Saber está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à participação das famílias no processo de alfabetização dos alunos.
Prêmio João e Maria de Educação

O Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) promove o 3º Prêmio João e Maria de Educação – que visa a reconhecer o comprometimento das escolas públicas apoiadas pela organização em alfabetizar todas as crianças na idade certa. Além de consagrar os esforços das escolas, a iniciativa representa também um momento de valorização da educação pública como agente de transformação social.
“As duas Redes têm participado ativamente das formações ofertadas pelo Instituto e queremos com o prêmio reconhecer o compromisso das equipes com a aprendizagem dos seus alunos” — disse Teca Pontual, diretora do IJMB.
Clique aqui e conheça o edital
A iniciativa é voltada para escolas públicas com turmas de Pré I e II de Educação Infantil e 1º e 2º anos do Fundamental, localizadas nos municípios parceiros de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu, no interior do Estado do Rio de Janeiro. É preciso ainda que a equipe gestora das instituições de ensino tenha participado do Projeto Letras do Saber, que apoia as secretarias municipais de Educação no processo de alfabetização na idade certa. Com a premiação, o Instituto espera estimular a adoção das melhores práticas pedagógicas nas escolas.
O Prêmio tem, para cada município, duas categorias: Educação Infantil (Pré I e II) e Fundamental (1º e 2º ano). Para as escolas de ambas categorias, serão pontuadas a participação do gestor escolar nos encontros formativos do Instituto e boas práticas de planejamento de atividades e aulas para as crianças. Para as escolas de Ensino Fundamental, será considerado ainda o desempenho dos alunos em Língua portuguesa e Matemática e as escolas finalistas da categoria Educação Infantil serão visitadas por um comitê de especialistas da área.
Na terceira edição do Prêmio, a primeira colocada de cada categoria ganha uma viagem cultural e formativa para Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. Todas as escolas finalistas receberão um kit de livros de literatura infantil.
A cerimônia de premiação deve ocorrer até abril de 2024, no Rio de Janeiro.
HISTÓRICO DO PRÊMIO
Lançado em 2019, o Prêmio João e Maria de Educação já contemplou, em suas primeiras edições, 6 escolas públicas dos municípios de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu, no Estado do Rio de Janeiro.
Confira as vencedoras nas duas edições do prêmio:
2019
Casimiro de Abreu
Categoria Infantil – Pré Escolar Anexo ao CECA municipalizado
Categoria Ensino Fundamental – Escolas Patrick Marchon Portal
2022
Casimiro de Abreu
Categoria Infantil – Escola Municipal Renata Tavares Bastos
Categoria Ensino Fundamental – Escola Municipalizada Moysés Silveira
Conceição de Macabu
Categoria Infantil – C.M.E.I Vovó Cenoura Procópio
Categoria Ensino Fundamental – C.E.M Almerinda de Mattos Henrique
Doe Livros, Faça Histórias

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, o IJMB promove a campanha “Doe livros, faça histórias”. Pelo projeto, o IJMB recebe livros infanto-juvenis novos e usados em bom estado que são doados para escolas municipais apoiadas pela entidade. Conheça a curadoria dos livros que foi feita pela Comunidade Educativa CEDAC.
Além dos livros selecionados, o instituto também recebe obras voltadas para o público adulto, que são encaminhadas para educadores e demais pessoas da comunidade escolar, para fortalecer, mais uma vez, a conexão escola – família.
Já foram doados cerca de 1.500 livros para 25 escolas municipais.
Os livros podem ser entregues ao IJMB na Rua Visconde de Pirajá, 550/704 | Ipanema | Rio de Janeiro, RJ | CEP 22410-002.
Também é possível comprar on-line livros a serem doados clicando aqui.