O Instituto e a Pandemia

A pandemia do coronavírus vem impondo inúmeros desafios à educação – do acesso ao conteúdo das escolas pelos alunos à formação do professor para aulas à distância. Diante deste novo cenário, que coloca em situação de maior vulnerabilidade os alunos de baixa renda das escolas públicas, o IJMB adaptou seus projetos para estimular o processo de aprendizado em tempos tão difíceis para todos.

Num primeiro momento, em 2020, a preocupação maior era preparar os professores para aulas virtuais. Assim, em conjunto com secretarias municipais de educação, foram desenvolvidas ações como consultoria virtual para elaboração do plano de ensino remoto e cursos de formação on-line em vídeo-aulas e Google Classroom.

Em parceria com o Ensina Brasil (link), o instituto promoveu a formação em “Inovação e Tecnologias”, para a equipe da secretaria de educação de Casimiro de Abreu/RJ, gestores escolares e professores.

Em paralelo, o IJMB ressaltou a importância da relação escola-família, auxiliando a rede de Casimiro de Abreu/RJ a ampliar vínculos com as famílias e torná-las parceiras do processo de aprendizagem. Para a reabertura das escolas, o instituto também participou da elaboração do plano de retorno às aulas, considerando aspectos pedagógicos e sanitários.

Pensando em fortalecer o trabalho dos educadores, o IJMB compartilhou em suas redes sociais Dicas e Boas Práticas, com relatos do ensino remoto de Casimiro de Abreu/RJ. E ainda promoveu, junto à secretaria de educação, a utilização da Plataforma “Vivescer” (link), do Instituto Península (link) – que visa a apoiar as redes de ensino no cuidado com os professores durante a pandemia.

Ao longo do ano de 2020, o IJMB realizou doações emergenciais. Foram doados 1.000 Kits Escolares, 500 cestas básicas (parceria com o Instituto Phi (link)) e 200 máscaras para gestores da secretaria.

Com o acirramento da pandemia em 2021, o IJMB está apoiando as redes municipais parceiras do projeto Letras do Saber, com ações emergenciais que auxiliem na retomada das aulas e no ensino híbrido e remoto. Os impactos da pandemia na educação, em especial na rede pública, devem ser sentidos ainda por muitos anos. Nesse horizonte de incertezas, o IJMB mantém seu compromisso de contribuir para que a educação construa um país com oportunidades para todos.