A alfabetização na idade certa é um direito de toda criança.
Infelizmente, somente 56% das crianças brasileiras chegam ao 2º ano do ensino fundamental alfabetizadas. Um cenário que compromete o futuro de tantas vidas e de todo um país.
Infelizmente, somente 56% das crianças brasileiras chegam ao 2º ano do ensino fundamental alfabetizadas. Um cenário que compromete o futuro de tantas vidas e de todo um país.
dos alunos estavam alfabetizados no final do 2º ano do Ensino Fundamental
desse grupo de estudantes alfabetizados.
Fonte: MEC/Inep, resultados Saeb 2º ano.
Fonte: MEC / INEP, somente redes públicas
Fonte: MEC / INEP, somente redes públicas
Garantir que as crianças tenham acesso à educação de qualidade no tempo adequado abre caminhos para uma sociedade mais justa e inclusiva.
No IJMB, nós temos a alfabetização de todas as crianças como a principal meta. Apoiamos políticas de alfabetização em municípios do estado do Rio de Janeiro, oferecendo orientação para secretarias de educação, formação continuada para educadores e avaliação periódica da aprendizagem dos alunos. Tudo isso para mudarmos a trajetória educacional do estado do Rio.
A ALFABETIZAÇÃO PRECISA SER UM COMPROMISSO DE TODOS.
Letras do saber é o principal projeto do IJMB.
Iniciado em 2021, o projeto apoia a política de alfabetização de redes públicas municipais de ensino por um ciclo mínimo de 5 anos, com foco em garantir os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Pré-Escola e nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Para isso, o Letras do Saber oferece assessoria para Secretarias Municipais de Educação, formação para professores, avaliações periódicas da aprendizagem dos alunos e uma plataforma de monitoramento para auxiliar no ajuste de rotas.
Em 2023 o instituto realizou...
de formação continuada em serviço,
gestores e técnicos das secretarias,
beneficiando cerca de
3.100 mil criançasde 33 escolas das redes parceiras.
Em 2023, encerramos o ano com 87% dos alunos
de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes apoiadas no nível ou acima do adequado em língua portuguesa. Em matemática, o percentual desse grupo é de
90% das crianças.
Na comparação entre 2022 e 2023, tanto Conceição de Macabu, quanto Casimiro de Abreu, começaram o ano de 2023 num patamar cerca de 20 pontos percentuais acima do alcançado em 2022 e ainda assim conseguiram avanços significativos entre abril e novembro, demonstrando a efetividade do projeto Letras do Saber.
* Respondentes: professores, gestores escolares e equipe da secretaria.
deram para a contribuição do IJMB para a melhoria da política de alfabetização
dão às ações do IJMB
para a melhoria das suas práticas de gestão pedagógica